Aposentadoria.....Caminhos da Vida!!!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010



Estou aposentado, e agora?

Por Bernt Entschev* -

Aposentadoria: essa palavra, que muitas vezes parece distante de nossa realidade e rotina tão atribuladas, na verdade é o ponto de chegada da maioria dos brasileiros. Quem nunca pensou no dia em que não precisará mais acordar cedo para trabalhar, ou que não vai mais ter de esperar as férias para fazer as viagens que tem vontade?!

No entanto, se aposentar é algo muito mais complexo do que simplesmente pendurar as chuteiras – mas não chega a ser um bicho de sete cabeças. Primeira reflexão que proponho para hoje: o que você gostaria de fazer quando a lei permitir que você fique em casa descansando, sendo respaldado financeiramente? Sei que muitas pessoas responderão que vão fazer tudo que não puderam fazer durante toda a vida, por conta da falta de tempo. Mas as coisas não são tão simples assim.

Primeiramente, para fazer tudo que não fizemos durante toda a vida, precisamos estar bem estruturados financeiramente. Ou seja, deve-se planejar para dar conta de se manter sozinho até o fim da vida, e ainda sobrar capital suficiente para realizar nossos sonhos (os possíveis de se comprar). Essa é a primeira questão e talvez a mais relevante, afinal, a maioria dos brasileiros acaba se tornando dependente de outras pessoas (filhos, parentes, amigos) quando chegam à terceira idade.

Muitos profissionais se sentem num profundo vazio quando se aposentam. Isso normalmente acontece por conta da vida atribulada que levaram durante tanto tempo, obedecendo a horários, correndo atrás de números, tentando atingir metas etc. De repente, se veem numa apatia tão grande que nem mesmo sabem o que fazer com tanto tempo livre.
 "É importante estar preparado psicologicamente para uma mudança brusca de rotina"


Alguns não param de trabalhar. Outros, ainda, se dedicam a causas sociais, como voluntariado em hospitais. Uns preferem colocar em prática habilidades não exploradas anteriormente. Independentemente de qual seja a decisão de cada um, o importante é estar preparado psicologicamente para uma mudança brusca de rotina. E, principalmente, estar bem estruturado para encarar com tranquilidade a fase da vida em que deveríamos apenas colher os louros do que plantamos durante toda uma vida.

Exatamente por isso, aconselho: aproveite enquanto você está ativo para definir o fim da sua vida. Até mesmo porque, para muitos, o que chamamos de terceira idade é na verdade a melhor época da vida, pois já possuímos experiência e vivência suficientes para sabermos o que é bom para nós mesmos. Para quem goza de boa saúde, é fundamental aproveitar esta etapa para realizar todas as vontades que passou na vida. Para isso, a saúde mental é tão importante quanto. E, convenhamos, para garantir esse bem-estar, é essencial que tudo na vida esteja na mais perfeita ordem.

* Bernt Entschev é presidente da De Bernt Entschev Human Capital. Headhunter, trabalha na área de Executive Search há mais de 20 anos. Autor do livro "Executivos, Alfaces & Morangos", Bernt também atua como conselheiro de diversas instituições.
Blog Vida Executiva

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!!! Volte sempre!!!
Terei o maior prazer em retribuir sua visita!!!
Bjus